Dica - Material Básico para Scrapbook

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dica - Material Básico para Scrapbook

Mensagem  Boneca de trapos em Qui Nov 05, 2009 7:37 pm

Ferramentas Básicas

Base de Corte

A base de corte é utilizada para cortar seus projectos em cima dela, pois ela contém varias marcações em centímetros que ajudam na hora de tirar as medidas que precisam ser cortadas, além de proteger a sua mesa de riscos e cortes. Se você tiver um espaço grande para guardar e fazer os seus trabalhos em scrap, aconselho a comprar uma base de corte grande.

Canetas

São óptimas e imprescindíveis para fazer o seu journaling. Você pode usá-las para acabamentos, desenhar alguma coisa e principalmente escrever texto, frases, poemas... qualquer coisa que queira!! Você pode usar canetinhas ou as canetas gel, que contém algumas cores cintilantes e fica um diferencial bem legal. Mas cuidado, pois algumas demoram para secar.

Cola
Sempre usar cola acid-free, senão os seus projectos ficaram amarelados com o tempo. A cola acid-free é mais cara, mas vale o investimento, pois ela dura bastante. Você não precisa usar muito, passe uma camada bem fina somente nas extremidades do papel, não precisa mais do que isso. Tome cuidado na hora de colar, pois ela costuma secar rápido quando utilizada para colar papéis.

Estilete

Existe o estilete comum, que a maioria já conhece e tem o estilete com ponta arredondada, que é muito mais fácil de usar. Dê preferência ao estilete que seja fácil de manusear, de corte afiado e que tenha trava de segurança.

Lápis e borracha

Muito usado para fazer as marcações de corte. Prefira as borrachas moles que apaga o risco mais fácil, algumas borrachas precisam passar tantas vezes para apagar o risco que acabam desbotando o papel, então tome cuidado. O lápis (também pode ser lapiseira) deve ser riscado de cor fraca para o risco não ficar aparente depois.

Tesoura

Este item é essencial. Sem ele não dá pra fazer muita coisa, não é mesmo. Aconselho comprar pelo menos 2 tipos de tesoura, uma tesoura para cortar os papéis, que deve ser bem afiada e que deslize fácil para cortar círculos e fazer bordas arredondadas com facilidades e de ponta para fazer cortes precisos, e outra tesoura para cortar fitas e materiais adesivos. Você deve estar se perguntando, mas não posso usar a mesma tesoura para as duas coisas? Pode sim, mas vai cometer um erro que muitas iniciantes fazem (inclusive eu), pois no começo é tudo ótimo, mas depois de um tempo você vai perceber que usando a tesoura para cortar materiais adesivos e com cola, ela perde o fio mais rápido e fica com suas pernas grudentas, estragando os papéis quando você usar a mesma tesoura para cortas os papéis. É bom ter outra para cortar tecidos e outra para materiais mais duros como chipboard, mas essas vocês pode adquirir depois com o tempo, pois estes materiais você dificilmente vai usar no começo. Quando começar a utilizar estes materiais (tecido e chipboard) em seus trabalhos, aconselho a adquirir uma tesoura para cada tipo de material.


Régua de Metal

Extremamente necessária, pois é com ela que você vai tirar as medidas que precisa e usar para fazer os cortes. É fundamental que a régua seja metálica e não de plástico, pois a régua será usada para cortes com o estilete, e este vai lascar toda a régua se ela for de plástico, fazendo com que a mesma não tenha fique torta. Prefira a régua de aço, pois a de alumínio também por lascar e de 30 centímetros.

Papéis

A variedade existente é gigantesca e quando você os vê, quer levar todos para casa, mas tenha calma e respire fundo nesta hora. Não adianta levar um monte de papel para casa se nem sabe onde vai usá-los. O legal é quando você comprar, já tentar fazer uma combinação para usar eles. Pense no seu projeto, nas fotos que vai utilizar, tente combinar elementos da foto ou o tema do projeto com os papéis escolhidos. Muitos indicam comprar pelo menos 3 papéis para um projeto: um de cor lisa, um de desenho padrão (tipo xadrez, ou bolinhas, listrinhas, etc) e outro com uma estampa diferenciada. Se os papéis combinarem entre eles com as cores, fica um contraste legal da estampas diferenciadas, porém com o tempo e a prática você vai encontrar sua própria forma de fazer estas combinações. O importante é que o papel utilizado seja especifico para scrapbooking: papéis livre de ácido e lígnia (acid/lignin free).

Fonte: http://scrap-si.blogspot.com

Boneca de trapos
estrela
estrela

Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Almada
Data de inscrição : 29/10/2009

Ver perfil do usuário http://www.arcadaboneca.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum